Em abril de 2005, li uma entrevista com o artista plástico Christian Boltansky, em que ele dizia - se não podemos mudar o mundo, pelo menos podemos mudar nossa relação com o vizinho, alimentar nossas “utopias de proximidade”. Esta idéia de uma “política da pessoalidade”, embutida nos pequenos fatos e relacionamentos do dia a dia, norteou o trabalho que eu começava a desenvolver então e que logo se tornaria uma trilogia – “vida real em 3 capítulos”. 1 ponto de partida, 3 trabalhos, 3 formatos. O projeto foi inteiramente desenvolvido através de diversos processos colaborativos e ganhou corpo quando começamos a investigar possíveis conexões e confrontos entre realidade e ficção, o que nos fez, (mais uma vez!), nos depararmos com a questão da Identidade, compreendida como uma construção diária a partir da relação com o Outro.
Para quem acompanha a trajetória de Dani Lima não é difícil perceber a recorrência de algumas inquietações em seu trabalho. Em Vida Real em 3 capítulos duas de suas marcas surgem ampliadas. Uma como objeto de pesquisa e a outra como postura de artista diante do mundo. A identidade como construção que se dá a partir do olhar do outro sai da experiência individual de Estratégia nº 1: entre e se torna coletiva em Manual de Instruções, enquanto o desejo de propor perguntas no lugar de afirmações fechadas continua a impor ao espectador um lugar importante neste jogo. Em Vida Real em 3 capítulos, a identidade se dá no plural, no cruzamento das narrativas coletivas e pessoais, nas memórias íntimas, nas histórias herdadas, nas possibilidades de ação quando já se sabe que o terreno a ser ocupado não está vazio. Silvia Soter
_______________________________________ cia dani lima
A bailarina e coreógrafa Dani Lima, fundadora e ex-integrante da Intrépida Trupe, criou sua companhia em 1997. Desde então a Cia Dani Lima tem realizado diversos espetáculos e workshops em todo Brasil e no exterior. O trabalho de Dani à frente de seu grupo investiga as formas de expressão de um corpo atual, mergulhado em questões de identidade-alteridade, memória e percepção, investe em experiências transdisciplinares e no desenvolvimento de uma “poética cotidiana do corpo”. A Cia Dani Lima integrou o Programa de Subvenção à Dança Carioca (RioArte/Prefeitura do Rio de Janeiro) entre 2002 e 2005.
# 2007Eu é um outro(parte 3 de Vida real em 3 capítulos) Bienal Sesc de Dança/ Santos - SP, 2007 Pequena Galeria do Conjunto Cultural da Caixa - RJ, 2007
# 2006Manual de Instruções (parte 2 de Vida real em 3 capítulos) Festival Panorama de Dança - RJ, 2008 Bienal Sesc de Dança de Santos - SP, 2007 Votorantin - SP, 2007 Casa Hoffman - Curitiba, 2007 Espaço Cultural Ambiente, Belo Horizonte, 2007 Temporada de Artes / SESC Paulista - SP, 2006 VI Festival de Dança de Araraquara - SP, 2006 Teatro Nelson Rodrigues - RJ, 2006
# 2006Estratégia nº 1 entre(parte 1 de Vida real em 3 capítulos) Bienal Sesc de Dança/ Santos - SP, 2007 Pequena Galeria do Conjunto Cultural da Caixa - RJ, 2007 Temporada de Artes / SESC Paulista - SP, 2006 Teatro Nelson Rodrigues, Sala de Costura - RJ, 2006 Alkantara / Projeto Encontros (co-produção dos festivais Alkantara e Panorama de Dança) - Lisboa 2005/2006 Panorama de Dança - RJ, 2006
# 2003Falam as partes do todo? IV Encontro do Corpo na Dança e no Teatro / Técnica Klaus Vianna - Sesc RJ, 2008 Mostra de Dança Contemporânea de Joinville - SC, 2006 Palco Giratório SESC - Boa Vista, Manaus, Porto Velho, Poconé, Barra de Bugres, Rondonópolis, Cuiabá, Campo Grande, Palmas, Fortaleza, Natal, Feira de Santana, Salvador, Florianópolis, Brasília, 2005 Festival Move Berlim - Alemanha, 2005 Sesc Pinheiros - SP, 2005 Ipatinga - MG, 2005 Belo Horizonte - MG, 2005 Angra dos Reis - RJ, 2005 Teatro do Jockey - RJ, 2005 XI Porto Alegre em Cena - RS, 2004 IV Festival de Dança de Araraquara - SP, 2004 Circuito SESC - SP, 2004 Circuito SESC - RJ, 2004 SESC Pompéia - SP, 2004 RioCenaContemporânea / Festival Internacional de Teatro, Conjunto Cultural da Caixa - RJ, 2003 Espaço Cultural Sérgio Porto - RJ, 2003
# 2003 PerformanceSem Chão Correios em Movimento / Espaço Cultural dos Correios - RJ, 2003 Dança em Trânsito, Lagoa Rodrigo de Freitas / Parque das Ruínas - RJ, 2003
# 2002 Performance DENTRO-FORA Abertura do XI Panorama RioArte de Dança / Teatro Carlos Gomes(Sobre a instalação ESPAÇO EM BRANCO de Tatiana Grinberg) - RJ, 2002
# 2002 Performance Distância Bienal SESC de Dança de Santos - SP, 2002 Dança em Trânsito - RJ, 2002
# 2001Vaidade II Mostra Migrações de Dança Contemporânea / Teatro da UFF - Niterói, 2002 XX Festival de Dança de Joinville / Mostra de dança contemporânea - SC, 2002 III Circuito Carioca de Dança / Espaço Cultural Sérgio Porto - RJ, 2002 Sesc Consolação - SP, 2002
# 2002Tecno Brazuca Festival SESC Nova Friburgo - RJ, 2002 Festival de Dança do Triângulo de Uberlândia - MG, 2002
# 2001 Digital Brazuca Dança Brasil / CCBB - RJ, 2001
# 1999Nato Muffathalle Teather / Munique (Prêmio Panorama de Dança / Instituto Goethe / Secretaria de Cultura de Munique / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / RioArte ) - Alemanha, 2001 Anjos do Picadeiro 3 - RJ, 2001 Panorama RioArte de Dança / Teatro Carlos Gomes - RJ,1999
# 1999Preguiça, manha e outras meninas Festival Sesc Friburgo de Dança - RJ, 2000 Festival de Teatro de Curitiba - PR, 1999
# 1998Piti Festival Internacional de Londrina - PR, 2000 Espaço Cultural Sérgio Porto - RJ, 2000 I Plataforma Brasileira para o Rencontres Choreographiques Internationales de Seine-Saint-Denis, (fragmento - duo Coisa que dá e passa) - RJ, 2000 Circuito Carioca de Dança - RJ, 1999 Festival SESC do Novo Circo - SP,1999 SESC Pompéia - SP, 1999 Teatro Villa Lobos - RJ, 1998 Festival SESC do Circo Novo / SESC Belenzinho - SP,1998 Panorama RioArte de Dança / Teatro Carlos Gomes, (fragmento - duo Coisa que dá e passa) - RJ, 1998 Panorama RioArte de Dança / Teatro Carlos Gomes - RJ, 1997 _______________________________________
Ivana Barreto - A subversão do corpo
“A Subversão do Corpo” é um fragmento sobre o projeto “Corpos que se escutam – formas para se trair um conteúdo”, de Ivana Menna Barreto, para o mestrado em Artes Cênicas da Uni-Rio, com orientação do professor doutor José da Costa Filho.
Esta comunicação, publicada na revista eletrônica da USP TFC - TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DA CENA, trata das traições do corpo e seus desdobramentos num processo de criação em dança contemporânea, tendo como objeto o espetáculo Falam as partes do todo?, da Cia. de Dança Dani Lima.
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